CONTABILIDADE

Os processos contábeis são fundamentais em todo o ciclo de vida de uma empresa, desde a sua abertura até seu encerramento. Porém, eles são bem mais abrangentes do que se imagina e há muitos tipos de contabilidade. Uma única empresa, pode necessitar de mais de um tipo de contabilidade para que se manter dentro da legalidade e competitiva, por exemplo.

O que é contabilidade?

Contabilidade é uma ciência que analisa as informações financeiras e econômicas e faz a gestão fiscal, assegurando a conformidade com a legislação.

O profissional que atua em contabilidade é o contador ou contabilista. Ela presta serviços e consultorias em diferentes áreas, com destaque para as finanças e os tributos.

Suas atividades são necessárias em empresas privadas e públicas.

Qual é a importância da contabilidade para um negócio?

A contabilidade é relevante para a gestão empresarial e a tomada de decisões.

No Brasil, todas as empresas devem contratar os serviços contábeis, menos o MEI (microempreendedor Individual). É o que determina a Lei nº 6.404/1975.

A partir da contabilidade, todos os negócios serão registrados e os tributos serão devidamente recolhidos.

O contador mostra dados a respeito da situação financeira e fiscal da organização, elaborando relatórios e demonstrativos de contabilidade.

Tipos de Contabilidade Fornecido

Como é um trabalho complexo, a contabilidade se desdobra em diferentes especialidades.

Há tipos de contabilidade que focam mais na geração de informações que dão suporte à administração; outros trabalham com a conformidade.

Vamos apontar agora quais são os tipos de contabilidade:

1. Contabilidade financeira
A contabilidade financeira se destina a analisar os negócios monetários da empresa.

A função é analisar os números e convertê-los em relatórios e demonstrativos que apresentem a saúde financeira da empresa.

Para isso, o contador precisa analisar o fluxo de caixa, despesas, receitas e outras variáveis que integram a administração financeira.

A partir de diagnósticos e relatórios, o gestor pode tomar decisões mais adequadas a respeito das finanças, em demanda de mais lucros.

2. Contabilidade gerencial
A principal finalidade da contabilidade gerencial é conjugar a expansão do negócio aos serviços de contabilidade.

O contador efetua a gestão contábil, fiscal, trabalhista e societária para que sejam alcançados os melhores resultados.

Assim, as atividades de um contador ultrapassam os aspectos burocráticos, assemelhando-se mais a um trabalho de consultor.

Por isso, outro nome que se dá à contabilidade gerencial é contabilidade consultiva.

Os profissionais dessa área costumam fazer parcerias com os gestores, oferecendo informações confiáveis para fundamentar as decisões, assegurando o futuro da empresa.

3. Contabilidade bancária
A contabilidade bancária é desempenhada por profissionais especializados em serviços de empréstimos, financiamentos, outras operações de crédito, entre outros, ofertados pelas instituições bancárias.

Essas operações são realizadas depois de análises efetivadas pelos contadores.

O patrimônio dos bancos e de todas as empresas é formado por ativos, passivos e patrimônio líquido.

Os ativos envolvem móveis, veículos, saldo bancário, contas a receber. Os passivos se compõem de contas a pagar, tributos, entre outras coisas.

Já o patrimônio líquido consiste na riqueza da empresa menos as dívidas.

Os serviços e os produtos das empresas financeiras dependem da contabilidade.

A partir dela, são criadas diretrizes que orientam a realização de certos procedimentos: classificação de contas, elenco de contas, câmbio, livros de escrituração contábil e fiscal, critérios de avaliação e apropriação contábil.

4. Contabilidade fiscal
A contabilidade fiscal é conhecida também como “contabilidade tributária”, ou seja, se relaciona com a administração dos impostos, taxas e contribuições que precisam ser pagos pela empresa.

A contabilidade fiscal é relevante para reduzir custos com tributos que podem ser evitados e para manter a coleta de tributos conforme determinam as leis pertinentes.

Qualquer falha na contabilidade tributária pode gerar graves prejuízos ao negócio.

A necessidade de um contador para atuar nessa área se torna ainda mais relevante por causa da complexidade da legislação e de suas constantes atualizações.

5. Contabilidade governamental
Outro nome para esse tipo de contabilidade é “contabilidade pública”. A contabilidade governamental se destaca entre os tipos de contabilidade pelo fato de ser uma área destinada às instituições do governo.

Nesse sentido, ela presta serviços à União, aos Estados, aos Municípios, ao Distrito Federal e a outras empresas que precisem da contabilidade governamental.

Uma das mais importantes características dela é a necessidade de um sistema único, considerando que as contas do governo devem cumprir regras de auditoria e de transparência próprias.

6. Contabilidade internacional
Considerando que os negócios internacionais estão se tornando mais frequentes, é recomendado que haja uma área contábil que gerencie as transações entre países diferentes.

Os contabilistas prestam consultoria a respeito das soluções mais indicadas para o envio e o recebimento de dinheiro fora do Brasil.

Os profissionais da área calculam os tributos, regularizam os registros fiscais e elaboram demonstrativos das organizações multinacionais.

Eles padronizam, simplificam e orientam sobre a efetivação dos serviços necessários.

7. Contabilidade imobiliária
O ramo imobiliário nunca para de crescer. Ele tem altos e baixos, mas continua sendo atrativo.

Como é um segmento que trabalha com valores elevados, tributos mais pesados e temas com certa complexidade, é recomendado buscar a orientação de um contador especializado na área.

Os contadores imobiliários oferecem serviços a empresas que atuam no ramo imobiliário, as que compram imóveis e mesmo a pessoas físicas que compram imóveis.

8. Contabilidade social
A contabilidade social é uma área da contabilidade que analisa a economia e o mercado. Ferramentas de mensuração são usadas para verificar a situação da economia de uma nação em certo período.

Certos aspectos devem ser analisados para realizar uma efetiva análise monetária:

total do que foi consumido;
total dos investimentos;
total das vendas;
total das compras.


9. Contabilidade rural
Entre os tipos de contabilidade, a contabilidade rural é aquela que se destina ao campo, às tarefas agrícolas e zootécnicas, às agroindústrias.

Assim, um contabilista rural precisa de conhecimento abrangente sobre as normas tributárias e jurídicas, as quais diferem das regras que são aplicáveis aos negócios efetuados nas cidades.

Existe diferença de tempo para cada ciclo operacional. Cada organização apresenta suas peculiaridades, não importa qual seja o produto comercializado.

Desse modo, a contabilidade rural presta serviços a empresas do agronegócio, garantindo segurança e assessoria nessa área fundamental da economia.

10. Contabilidade de custos
Esse tipo de contabilidade se destina à análise e à gestão dos custos da empresa.

A função é detectar os pontos em que a empresa pode diminuir custos e analisar como eles afetam a margem de lucro. É responsabilidade do profissional:

levantar os gastos;
definir os gastos para um período;
organizar os centros de custos, de forma a permitir análises, comparações, reduções ou melhorias de custos;
analisar o processo de precificar as mercadorias e os serviços;
oferecer dados de custo relacionados a algumas alternativas, para que a gestão tome decisões sobre qual delas é a melhor.


11. Contabilidade digital
A contabilidade digital é uma modalidade nova, que acompanha as tendências tecnológicas.

O profissional oferece serviços fazendo uso de plataformas online. Nesse caso, os escritórios de contabilidade oferecem serviços à distância, ou seja, de forma remota.

Assim, a empresa pode ficar em outra localidade, diferente daquela em que o escritório está sediado.

Enfim, os profissionais de contabilidade podem prestar assessoria e consultoria a organizações de outras cidades ou mesmo de outros estados.

A distância em nada prejudica a análise contábil nem o cumprimento de todas as obrigações.

Apuração dos tributos, escrituração do negócio, conciliação bancária, emissão de notas fiscais e diversas outras atividades são feitas pela internet.

Os sistemas de contabilidade online se integram aos softwares de gestão de seus clientes, o que torna mais fácil a troca de informações entre o contabilista e o setor financeiro.

É uma ótima solução para o comércio eletrônico, agilizando as rotinas fiscais e contábeis.

Como todos os processos são feitos digitalmente, reduz a necessidade de armazenar, enviar e receber documentos impressos.

Esse ponto é relevante para tornar a gestão mais eficiente e sustentável, bem como para diminuir o tempo despendido nas atividades.

12. Auditoria contábil
Nesse caso, o processo contábil é submetido a um exame de verificação, que procura confirmar que tudo está conforme as normas internas e externas.

A finalidade é verificar se as demonstrações financeiras, fiscais e tributárias estão em conformidade com a legislação e com os regulamentos próprios da empresa.

O auditor contábil pode ser do próprio quadro de funcionários, ou seja, auditoria interna.

Nesse caso, a própria empresa se responsabiliza pela efetivação do trabalho, com a finalidade de melhorar a segurança fiscal.

Outra possibilidade é contratar um auditor externo, de outra empresa.

Assim, a organização comprova que o negócio está regular e, além disso, ajuda a melhorar a transparência perante o mercado — um ponto muito positivo para melhorar sua imagem diante dos clientes.

O processo de auditoria é de máxima relevância para identificar eventuais fraudes, falhas e irregularidades em geral.

Enfim, pode ser considerada um tipo de contabilidade que garante o compliance.

13. Perícia contábil
Esse tipo de contabilidade está relacionado a processos judiciais.

A função básica de um perito contábil é a análise dos documentos e dos negócios que funcionam como provas durante processos na Justiça.

A atuação desse perito é fundamental para garantir que as provas mostradas no Tribunal de Justiça sejam efetivamente autênticas e relevantes.

Para isso, ele elabora laudos ou pareceres sobre determinado caso.

Para atuar prestando serviços ao Poder Judiciário, o contador deve ser registrado corretamente nessa área de especialização.

Trata-se de um serviço que envolve muita responsabilidade.